22.02.2021 | Blog

Por dentro do Consa: como é o dia a dia no colégio?

Já contamos aqui que nossa proposta pedagógica engloba a formação integral dos estudantes, seu desenvolvimento cognitivo e socioemocional, para que tornem seres humanos seguros e atuantes na sociedade.

Tendo isso em vista, as atividades e iniciativas que realizamos com as crianças e adolescentes, são sempre integradas aos valores e princípios universais – como, por exemplo, a fraternidade, a consciência coletiva, o respeito ao meio ambiente, entre outros. Essa integração ocorre por meio das vivências no colégio, assim como, pelas relações que os estudantes estabelecem entre eles e entre todos os demais envolvidos na rotina escolar.

Confira abaixo algumas ações que norteiam nossas práticas e veja porque o Consa é referência no ensino particular de São Paulo.

Aulas que proporcionam desenvolvimento socioemocional

Como mencionamos, nossas práticas são norteadas pelo objetivo de uma formação integral do ser humano. Dentro disso, é fundamental que possamos mediar atividades não só em sala de aula, como também em outros ambientes – isso favorece o enriquecimento do repertório cultural, social e linguístico dos estudantes. Além disso, a interação com o meio, também possibilita vivências significativas que, muitas vezes, tornam-se ricas oportunidades para desenvolvermos as habilidades socioemocionais, tão importantes para o convívio saudável em sociedade.

Valorizamos a convivência e partilha entre os estudantes e seus pares, para que exercitem a possibilidade de respeito à diversidade e alteridade, aprendam a trabalhar em grupo e desenvolvam atividades colaborativas.

Respeitamos as possibilidades de aprendizagem de cada faixa etária, adequando as estratégias pedagógicas à zona de desenvolvimento proximal de cada etapa da escolaridade. Essa linha de pensamento pauta as nossas ações da Educação Infantil até o Ensino Médio.

É gratificante acompanhar esse percurso e ver nossos estudantes concluintes do Ensino Médio, relatando a importância do colégio em suas vidas e o que eles levam do Consa para a vida adulta.

Iniciativas sustentáveis nos espaços da escola

A preocupação com o uso e a preservação dos recursos naturais é uma constante no Consa. Em todos os segmentos do colégio, desenvolvemos uma série de ações que visam conscientizar sobre a sustentabilidade e a importância das iniciativas ecológicas.

A água da chuva, por exemplo, é absorvida pelo piso drenante instalado nas calçadas do colégio – assim como também é captada por nossos reservatórios – o que nos permite aproveitar a água para o uso em atividades de limpeza escolar ou mesmo para a manutenção de nossos jardins e plantações. A água captada também é usada nas descargas dos banheiros do Teatro Consa.

Além disso, o Colégio mantém um Programa de reciclagem e compostagem, implantado e consolidado. O adubo da compostagem é utilizado nos jardins e na horta, onde se cultivam hortaliças que são utilizadas para as refeições preparadas pelo NutriConsa.

Alimentação saudável e diversificada com o NutriConsa

Falando no NutriConsa, o cultivo da horta faz parte das atividades da Educação Infantil, do Integral e Semi-Integral. No dia a dia, os estudantes aprendem sobre a origem dos alimentos e a importância de alimentar-se de forma saudável.

Uma vez por mês, a equipe NutriConsa surpreende os estudantes com Almoços Temáticos – nessas ocasiões, a decoração do ambiente encanta as crianças e as envolve, mais ainda, no momento de alimentação. Além disso, como o cardápio é elaborado a partir do tema escolhido, esse evento proporciona a ampliação do desenvolvimento da educação alimentar.

E, assim, o tempo das refeições se torna oportunidade de novos aprendizados, conhecimentos de outras culturas, encontro com os amigos, experimentação de diferentes sabores e alegria por estar num ambiente cuidado e preparado para recebê-los com carinho e acolhimento.

Conhecimento de outras culturas

Fora o saboroso cardápio do NutriConsa, a relação com outras culturas acontece também por meio do Ensino Religioso. No Consa, esse componente curricular apresenta e estuda a diversidade das religiões e crenças no mundo, contribuindo para formação de um estudante capaz de estabelecer um diálogo inter-religioso e multicultural.

Complexo esportivo que privilegia a qualidade de vida

Um estudo científico realizado pelo neurocientista brasileiro Sérgio Gomes da Silva e divulgado na publicação Neuroscience (ScienceDirect), comprovou que a prática de exercícios físicos por crianças e adolescentes os torna mais aptos no desenvolvimento das habilidades cognitivas.

No Consa, nossos estudantes contam com toda a infraestrutura do Celfran complexo esportivo de 7 mil metros quadrados composto pelas piscinas aquecidas infantil e semiolímpica, quadras poliesportivas e salas para aulas de dança, artes marciais, dentre outros.

Vale ressaltar que, as aulas de natação do Consa, contam com a metodologia de ensino do campeão mundial Gustavo Borges. Para os estudantes do Ensino Regular, é possível frequentar o Celfran ao se matricular em atividades do Complexo. Estudantes do Ensino Integral têm direito a dois esportes, sendo um, obrigatoriamente, a natação.  No Semi-Integral, escolhem uma atividade esportiva.

Essas são algumas das atividades que acontecem por dentro do Consa. Para visualizar mais conteúdos sobre a nossa escola, acompanhe as atualizações do nosso blog aqui!