16.02.2021 | Blog

O que você precisa saber sobre a metodologia Consa

Bom, que nós trabalhamos munidos de muito carinho e cuidado com nossos estudantes, você já sabe, mas, que tal conhecer um pouquinho da nossa proposta pedagógica para desenvolver e transformar nossas crianças em seres humanos responsáveis?

Nossa metodologia está voltada à construção do conhecimento, com foco no desenvolvimento de um estudante protagonista e agente de transformações sociais. Essa visão de educação está ligada a uma série de escolhas pautadas nos princípios da alteridade, autonomia e pesquisa.

Por isso, utilizamos o Sistema Educacional Franciscano – SEFRAN – um sistema próprio, que alia a tradição educacional e os princípios franciscanos, às pesquisas de ponta – e cada vez mais rotineiras – em Educação e Tecnologia.

Os estudantes reconhecem e desenvolvem, na prática, o processo de transformação pessoal e social promovido pela nossa metodologia, vivenciando valores como acolhimento, responsabilidade e participação.

O SEFRAN possui uma estrutura de ensino que estimula o educando a perceber-se e assumir-se como corresponsável pelo próprio processo de aprendizagem, a fim de desenvolver as habilidades necessárias para ser um cidadão “do mundo e no mundo”.

Veja o vídeo abaixo e entenda com mais detalhes esse sistema de ensino que não só desenvolve nossos estudantes, como os transforma em seres humanos mais preparados profissional, pessoal e socialmente.

Além disso, o Sistema Educacional Franciscano se concretiza em ações pedagógicas que já fazem parte da matriz curricular. E, também, de outras iniciativas criadas especialmente para instigar a busca pela melhor versão de si mesmos e pelo novo como:

Estudo do meio

No Consa, o conhecimento não está restrito apenas à sala de aula. A busca constante por aprendizados também acontece em situações fora dela, que visa favorecer a investigação do saber na prática, valorizando o ecossistema social e, nesse campo de estudo, o ambiental.

Roda de leitura

Apesar das inúmeras plataformas existentes hoje em dia, é importante ensinar sobre o valor da leitura,  pela qual adquirimos conhecimento pela interpretação e imaginação. Por isso, implantamos estratégias de formação do leitor em todas as séries, desde o Ensino Infantil, passando pelo Fundamental até o Médio, assim é possível desenvolver habilidades com textos literários, informativos e de outras linguagens.

Projetos

Focar em um projeto específico é muito importante para que nossos estudantes entendam a dinâmica de planejar, desenvolver e implementar algo. No Consa, o trabalho com projetos é pautado na interação entre conhecimentos, habilidades e contribuição, que ultrapassam a linha curricular e ajudam a ensinar e aprender de forma mútua.

Ações solidárias

Construir e instigar ações solidárias faz parte de um trabalho muito importante para a construção de uma cultura que foca na empatia e entendimento das necessidades do outro como indivíduo ou, no todo, como sociedade. Na Metodologia Consa, elas são desenvolvidas em todos os segmentos, favorecendo a vivência de virtudes e valores, a partir do estudo, reflexão, compreensão e sensibilização.

Trabalhos em grupo

O estudo e a interação são primordiais para a construção social e preparação para a vivência além dos muros do colégio. Pensando nisso, desenvolvemos  estratégias para a aplicação de trabalhos em grupo, visando a troca de conhecimentos como instrumento de aprendizagem.

Olimpíadas Interescolares

No Consa, nós valorizamos a pesquisa, o estudo e a experimentação, instigando nossos estudantes a sempre buscarem conhecimento e aprendizagens que contribuam com a formação educacional. Assim, incentivamos e apoiamos a participação dos estudantes em Olimpíadas Interescolares, como: Olimpíada Brasileira de Astronomia, Olimpíada de Matemática, Física e Biologia, entre outras.

Linguagens e Códigos

Jornalística e Publicitária, Literária e Cinematográfica, Mídia e Tecnologia, além de Arte. Essas esferas fazem a integração entre as tradicionais e as novas linguagens da metodologia Consa. Favorecendo assim, a incorporação e entendimento da mídia, além do desenvolvimento de habilidades para explorar a riqueza de temas que os veículos de comunicação abordam diariamente.

A interação do estudante com todas essas linguagens, contribui no desenvolvimento de habilidades próprias da leitura, da escrita e também da oralidade, por meio da ampliação de conhecimentos artísticos, sociais, textuais, linguísticos, gramaticais e literários.

No Consa, o ensino de línguas estrangeiras integra o percurso formativo dos nossos estudantes e é pensado para responder às necessidades de um mercado de trabalho cada vez mais exigente e concorrido.

Língua Estrangeira

O primeiro contato com a Língua Inglesa começa bem cedo, a partir do Infantil 1. Por meio de aulas que buscam criar um espaço de vivência e priorizam a experiência direta com o idioma, a rotina dessa interação se modifica para acompanhar o desenvolvimento dos estudantes, passando de duas para três aulas semanais a partir do 4º ano. Já no 8º ano, as turmas de Língua Inglesa se dividem em dois grupos menores. Essa formação continua até a 3ª série do Ensino Médio e favorece ainda mais a expressão oral do idioma.

A partir do 6º ano, a Língua Espanhola começa a integrar o currículo educacional do Consa e os estudantes passam a ter mais duas aulas semanais de língua estrangeira até o 9º ano.

O Consa é assessorado por nomes e Instituições de referência no universo da pesquisa e ensino de línguas estrangeiras, tanto na elaboração de sua proposta curricular, quanto na formação continuada dos professores. Dessa forma, o trabalho se desenvolve em uma perspectiva mutuamente local e global.

Local, porque integra os princípios educacionais da Instituição e conta com a participação ativa dos educadores na pesquisa e produção dos materiais, por meio de ciclos de aprendizagem que promovem o ensino gradativo e o desenvolvimento cognitivo dos estudantes.

E global, pois dialoga com tendências atuais para o ensino de idiomas, considerando os níveis de proficiência linguística, usados como referência internacionalmente. Nesse sentido, ao vivenciar simulados dos exames de proficiência de Cambridge, estimulamos os estudantes a prestar os exames oficiais. Dessa forma, são desafiados a partir de um referencial externo e internacional, além de poderem acompanhar o desenvolvimento do seu aprendizado.

O resultado? Estudantes aptos, com autonomia para dar continuidade aos seus estudos em nível superior, bem como se inserir, com sucesso, no mercado de trabalho do Brasil e do mundo.

Ciências Humanas

A área de Ciências Humanas traz a reflexão sobre a realidade e suas formas explicativas na busca pela compreensão da diversidade humana e suas relações no tempo e espaço. Pautados pela observação, comparação e análise da realidade, pelos Estudos do Meio, planejamos contemplar a dimensão social, cultural e econômica do contexto em que vive o estudante. O Ensino Religioso no Consa permite compreender a diversidade e o fenômeno religioso, por meio do conhecimento de valores comuns às tradições, formando o estudante para o diálogo inter-religioso e valorizando a interculturalidade.

Ciências da Natureza

A área de Ciências da Natureza desenvolve projetos a partir de processos de investigação, aulas em laboratório, como também com o uso de aplicativos das novas tecnologias educacionais. Os temas abordam, além dos conhecimentos científicos convencionais, sua análise crítica a partir dos recursos da história e filosofia da ciência, bem como, o diálogo com os saberes de outras culturas. Os estudantes do Ensino Médio participam de projetos de aprimoramento como “Ciência na Mídia”, nos quais têm a oportunidade de identificar e julgar o modo de participação da ciência e tecnologia em situações diversas.

Matemática

Já em Matemática, as sequências didáticas são planejadas para possibilitar a aplicação do que foi aprendido, empregando os conhecimentos na interpretação da ciência, nas atividades tecnológicas e cotidianas. Com o objetivo de atrair todos os estudantes, utilizamos recursos diversos, entre eles, jogos, materiais manipulativos e tecnológicos, tendo como objetivos a ampliação das habilidades de raciocínio, resolução de problemas e comunicação.

Informática, mídia e tecnologia

Ambientes virtuais de aprendizagem, revistas impressas e online e recursos tecnológicos contribuem para o letramento digital e estão disponíveis aos estudantes para publicação de trabalhos produzidos em sala de aula e experimentos realizados em laboratórios diversos.

Desse modo, aliados à experiência de educação franciscana, o Consa garante ao estudante uma formação integral de excelência que o habilita a enfrentar os desafios futuros em sua vida acadêmica, profissional e pessoal.

Essas são as propostas que queremos  e vamos desenvolver com seus filhos no Consa.

Agende uma visita para conversarmos sobre o futuro brilhante deles.