15.02.2021 | Blog

O Consa está preparado para receber seu filho no retorno presencial

Medidas preventivas à transmissão e ao contágio do Coronavírus foram e estão sendo realizadas rigorosamente no Consa.

Muitas das recomendações de higiene e limpeza já eram seguidas. Como, por exemplo, dispenser de álcool em gel distribuídos nas salas de aula do Ensino Infantil. Esses dispositivos – inclusive – têm a altura ideal para as crianças dessa faixa etária – que usam o produto sempre com orientação e supervisão das professoras e auxiliares de sala.

As carteiras das classes também já eram protegidas por capas, o que facilita a adoção de medidas adicionais protetivas, uma vez que o colégio já trabalha com normas cuidadosas de higiene.

Vale ressaltar que, em todo o Consa, o cuidado, a higiene e a segurança sanitária são prioridades.

Nesse período, recorremos a ajuda extra de especialistas para seguirmos as regras da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Dessa maneira, adotamos todas as providências necessárias para o nosso retorno presencial, as quais você confere abaixo.

As medidas preventivas de segurança e higiene do Colégio Consa

Além da infraestrutura preparada, as equipes de cada segmento do Colégio foram devidamente treinadas para executarem suas funções da maneira mais alinhada aos protocolos recomendados.

1. Máscaras de proteção

Na entrada, os colaboradores recebem nossas crianças usando máscaras de proteção. Só é possível permanecer nas dependências do colégio e nas salas de aula, também com o uso dessas.

Pedimos aos pais e responsáveis que encaminhem,  na mochila, uma reserva de máscaras limpas, para que possamos seguir a orientação de trocá-las a cada duas horas.

Por  recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, crianças com até 2 anos de idade não precisam usar máscaras.

2. Medição da temperatura corporal 

Ainda, na entrada da escola, fazemos a aferição da temperatura corporal de cada um dos nossos estudantes – assim como, dos colaboradores. Por medidas de segurança, nesse momento de pandemia, não está autorizada a entrada de pais, responsáveis e cuidadores no colégio.

3. Garrafas de água pessoais

Uma das medidas de cuidado para esse momento, é que cada criança e adolescente traga uma garrafa de água pessoal para o colégio. Os bebedouros estão limitados ao abastecimento de garrafas individuais, para evitar que a contaminação aconteça pelo contato da boca com o bico ejetor dos bebedouros.

4. Monitoramento para garantir distanciamento

Estão distribuídas sinalizações de distanciamento físico  pelas dependências da escola. Também, no dia a dia do colégio, fazemos o acompanhamento e controle para evitar que os colegas se aproximem, se abracem e se cumprimentem fisicamente, garantindo o distanciamento.

5. Ambientes com capacidade reduzida

Os espaços do  Consa passam a contar com capacidade reduzida durante a pandemia do Coronavírus. Essa medida também visa garantir o distanciamento físico  e evitar aglomerações pelos ambientes da escola.

6. Espaços com limpeza reforçada

Todos os ambientes estão sendo constantemente higienizados para garantir a desinfecção das áreas e dar maior segurança aos estudantes, professores e colaboradores .

7. Educação física e atividades ao ar livre com cuidados

As atividades esportivas e as práticas ao ar livre só poderão ocorrer com o distanciamento físico  de 1,5m –  por isso, sinalizações informando o afastamento estão espalhadas pelos espaços do colégio.

8. Refeições com segurança

Os estudantes dos períodos Semi e Integral terão  cuidados adicionais nos momentos de refeição. Para isso, foram instaladas placas sobre as mesas, visando manter o distanciamento adequado, assim como, os próprios lugares das mesas também sinalizados para garantir espaço e distância entre as crianças e adolescentes.

Somente os nossos colaboradores podem servir as refeições dos estudantes, ou seja, crianças e adolescentes não podem se servir sozinhos nesse momento. A máscara só poderá ser retirada pelo estudante no momento em que a comida estiver na mesa e, será colocada de volta, ao término da refeição.

9. Salas de aula com portas e janelas abertas

Durante todo o período de aula, as salas estarão com portas e janelas abertas. A medida é muito importante para garantir que os ambientes permaneçam arejados e tenham ar em circulação o tempo inteiro.

10. Carteiras dos estudantes com 1,5m de distância

As carteiras de todas as salas foram reorganizadas para garantir distanciamento de 1,5m entre os estudantes. Não é permitido compartilhar materiais entre os colegas. Quando estes necessitarem de algo, deverão pedir à professora ou ao professor em classe.

11. Transmissão simultânea das aulas

Como há revezamento entre os estudantes que vão à escola e os que ficam em casa, ocorre a transmissão simultânea das aulas para quem não estiver na escola. Por isso, as salas estão preparadas com equipamentos tecnológicos para exibir as aulas ao vivo.

12. Ambulatório médico para todos

Estudantes, colaboradores e professores que, eventualmente, se sentirem mal, deverão comparecer ao ambulatório médico para receber cuidados – havendo  febre ou sintomas gripais, serão orientados a permanecer em casa.

Acreditamos que assim, iremos passar juntos por esse momento de retorno às aulas. Contamos com a colaboração de todos. 🤝