03.06.2021 | Blog

No Consa: tecnologias possibilitam a aprendizagem durante a pandemia

 Diante da necessidade de distanciamento social, o Consa tem utilizado diversas tecnologias para possibilitar a aprendizagem durante a pandemia. Veja, a seguir, os principais recursos digitais usados pela escola nesse momento! 

AVA

AVA – sigla para Ambiente Virtual de Aprendizagem, é uma ferramenta de comunicação e apoio ao processo de aprendizagem dos estudantes. Nesse ambiente encontram-se conteúdos que os professores produzem para o ensino remoto, espaço de tarefas e material para estudo complementar.

iPads da Apple 

Com iPads Apple, os estudantes do Consa podem realizar registros de atividades, produzir e editar vídeos, trabalhar com lógica de programação e muito mais! O recurso de apoio à aprendizagem foi adquirido pela escola, logo antes do início da pandemia de covid-19 e tem sido utilizado nas aulas presenciais do colégio.

Lousas digitais 

 Mais um recurso tecnológico adotado pelo Colégio para as aulas presenciais são as lousas digitais. Assim como os iPads da Apple, os quadros eletrônicos já faziam parte das salas de aula, antes da pandemia. Com os equipamentos, os professores podem interagir ainda mais com os estudantes.  Basicamente, um quadro digital funciona como um computador, mas com uma tela melhor e maior. Por meio dela, os professores podem preparar inúmeras atividades e propostas, além de acessar softwares, navegar na internet, criar ou utilizar jogos e atividades interativas, dentre outras propostas. 

Plataforma online Webex Cisco 

Como uma espécie de Zoom ou Google Meet, o Consa utiliza a plataforma online Cisco Webex para a conexão, interação e participação dos estudantes nas aulas remotas. Um ambiente seguro que favorece também a aplicação de metodologias ativas, como trabalhos em grupo, aulas invertidas, dentre outras escolhas pedagógicas que ampliam as experiências de aprendizagem dos estudantes.

Aplicativo Escola em Movimento 

Outro recurso adotado pelo Consa para esse momento de pandemia é o aplicativo Escola em Movimento, ferramenta que tem como objetivo proporcionar uma comunicação simples e segura da escola com pais, responsáveis, estudantes e colaboradores, por meio de smartphones, tablets e computadores. Com a tecnologia, as famílias recebem mensagens, em tempo real, para saber mais sobre o dia a dia escolar dos estudantes. 

Padlet 

O Padlet é um recurso que permite a criação de murais virtuais para a distribuição de conteúdo e atividades dos estudantes. Simples de usar, a ferramenta é colaborativa, permitindo que os discentes façam postagens para compartilhar produções digitais com a sala e o professor. Veja aqui um exemplo de exercício feito pelos estudantes do Consa e divulgado via padlet para os colegas de aula.

Transmissão ao vivo das aulas 

Neste período de pandemia, há limitação do número de estudantes em sala de aula. Por isso, para quem fica em casa, acontece uma transmissão ao vivo e simultânea dos conteúdos apresentados pelos professores em classe. Dessa forma, o Consa equipou os ambientes de aula com câmeras. A iniciativa faz parte das medidas adotadas pela escola para o ensino remoto, conforme explicado no folheto de volta às aulas. Solicite o seu folheto aqui. 

iLanche 

Outra facilidade proporcionada aos estudantes do Consa, durante as aulas presenciais, é o aplicativo iLanche, utilizado pela lanchonete da escola. Com a ferramenta, pais, responsáveis e os próprios estudantes podem comprar lanches online e receber o alimento durante o intervalo.:) 

 

Confira também as principais determinações do governo para a reabertura dos colégios durante a pandemia.