24.09.2021 | Blog

Conheça melhor nosso complexo esportivo!

Sabia que a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a prática diária de atividades físicas, para as crianças e adolescentes, e que o tempo recomendado varia de acordo com a faixa etária? Entre 6 e 19 anos, por exemplo, crianças e adolescentes devem acumular pelo menos 60 minutos diários de atividades físicas. A prática de exercícios contribui para o desenvolvimento cognitivo, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, tratar doenças respiratórias, fortalecer e desenvolver os ossos, aumentar a imunidade entre outros. 

Na adolescência, além de todos esses benefícios a prática regular de atividade física também favorece o autoconhecimento, a convivência com amigos e a saúde mental. 

Um dos grandes diferenciais do Consa é o Celfran, nosso complexo esportivo de 7 mil metros quadrados! Nele, nós oferecemos aulas de natação com o método de ensino do campeão mundial Gustavo Borges, sessões de artes marciais, ballet, dança e oficina de circo. 

Para estudantes do Curso Integral, duas modalidades esportivas estão inclusas na matrícula, sendo que, a natação é uma das modalidades obrigatórias até o 3º ano do Ensino Fundamental, enquanto a 2ª opção pode ser escolhida de acordo com as modalidades disponíveis, por faixa etária e grupamentos escolares. No Ensino Semi-Integral, está disponível uma modalidade, que fica à escolha dos pais e responsáveis.  

O Celfran e suas modalidades esportivas 

Ao todo, o Celfran oferece 5 modalidades esportivas em seu espaço. Saiba mais sobre cada uma delas, a seguir: 

Artes marciais

Judô: é um esporte, no qual o praticante adota técnicas de projeção (quedas) usando a força do seu oponente. Nas aulas, é ensinado como cair sem se machucar, maneiras de aproveitar as energias aplicadas em golpes, além dos conceitos de virtudes como respeito, solidariedade, hierarquia, companheirismo, limites e autocontrole. Atualmente, o esporte é oferecido para crianças a partir do Infantil 5.

Tae-kwon-do: chutes, movimentos de ataque e defesa são as principais características do esporte. Nas aulas, além do ensino das técnicas, os alunos desenvolvem a disciplina, a flexibilidade e a concentração. Indicado para estudantes a partir do Infantil 5.

Os benefícios para quem faz judô/tae-kwon-do: 

✓ Desenvolvimento de habilidades motoras; 

✓ Disciplina pessoal, práticas de respeito e solidariedade ao próximo; 

✓ Noção hierárquica; 

✓ Estímulo ao companheirismo; 

✓ Superação de desafios, limites e autocontrole.

Modalidades Artísticas:

Ballet: além de ser uma arte, é também uma atividade física, pois favorece a conscientização corporal, aprimora a flexibilidade, o equilíbrio, a coordenação motora e a postura. Atualmente, no extracurricular, o curso é oferecido para crianças a partir do Infantil 3. 

Dança:  em aulas oferecidas, em grupo, os praticantes aprendem movimentos coreografados que mesclam diferentes estilos musicais, como ritmos de rua, sons latinos e pop internacional, além de muito mais. Turmas a partir do 2º ano do Ensino Fundamental. 

Benefícios para quem pratica qualquer uma das aulas de dança: 

✓ Estímulo à criatividade, à sensibilidade, ao gosto e apreciação musical; 

✓ Conscientização corporal, aprimoramento da flexibilidade, agilidade e coordenação motora; 

✓ Interação e convívio social.

Oficina de circo 

No Celfran, as aulas circenses são divididas em categorias ou agrupamento de técnicas como: modalidades aéreas, equilíbrio, acrobacias, encenação e manipulação de objetos, sendo que, a principal ferramenta usada, pelo praticante, é o próprio corpo, o que contribui para estimular as capacidades biomotoras como a força muscular, a flexibilidade, a coordenação e o equilíbrio. Quem opta por praticar a oficina de circo vivencia diferentes experiências de superação de limites, já que precisa cumprir desafios motores usando o corpo. Aulas disponíveis para estudantes a partir do Infantil 5.

 

Benefícios das oficinas de circo: 

✓ Aprimoramento da força muscular e da flexibilidade; 

✓ Aumento do domínio corporal, coordenação motora, equilíbrio e aptidão física; 

✓ Estímulo à concentração e ao processo de criação; 

✓ Convívio social.

Esportes de quadra

Futsal: é como se fosse futebol, mas ao invés do campo é realizado dentro da quadra. As aulas têm o objetivo de promover o desenvolvimento motor e favorecer a socialização entre os participantes além, é claro, de movimentar bastante o corpo. Aulas disponíveis para estudantes a partir do Infantil 5.

Benefícios da prática dos esportes de quadra: 

✓ Melhoria do condicionamento cardiovascular; 

✓ Disciplina pessoal, respeito à coletividade e à sociabilização.

Escolinha de Esportes

Modalidade que tem como objetivo principal favorecer o desenvolvimento global e aprimorar os gestos motores, por meio de atividades diversificadas, com ou sem o uso de materiais esportivos; jogos com regras simples e elaboradas, de acordo com a faixa etária. Atualmente, há turmas disponíveis para estudantes do Infantil 3 e 4 e do 6º ao 9º ano.

Benefícios

  • Desenvolvimento global;
  • Favorece a ampliação e o refinamento dos gestos motores;
  • Estimula o convívio, a interação social e a cooperatividade.

Basquetebol

Modalidade que voltou a compor a grade do Celfran em 2017. Vale destacar que, há alguns anos o Consa conquistou títulos importantes nessa modalidade. Atualmente, as aulas estão direcionadas para estudantes do 6º ao 9º ano.

Benefícios:

  • Aperfeiçoamento de gestos esportivos específicos da modalidade;
  • Aprimoramento da coordenação motora;
  • Melhora o condicionamento cardiovascular;
  • Favorece a disciplina pessoal, a cooperatividade e a socialização.

Vôlei

Aulas praticadas coletivamente, dinâmicas e contagiantes, que têm como principal objetivo a introdução e o aperfeiçoamento dos gestos específicos dessa modalidade, que se ampliam à medida que os estudantes praticam e se desenvolvem. Atualmente, as aulas estão direcionadas para estudantes do 6º ao 9º ano.

Benefícios:

  • Aperfeiçoamento de gestos esportivos específicos da modalidade;
  • Aprimoramento da coordenação motora;
  • Melhora o condicionamento cardiovascular;
  • Favorece a disciplina pessoal, a cooperatividade e a socialização.

Natação  

Com a Metodologia Gustavo Borges, campeão mundial da prática esportiva, as aulas de natação do Celfran ensinam aos estudantes noções básicas e fundamentais de sobrevivência no meio aquático. Nados Crawl, Costas, Peito e Borboleta, são explicados e praticados nas aulas. Atualmente, as aulas são oferecidas para estudantes a partir do Infantil 3. Em breve, retomaremos o atendimento também aos estudantes do Infantil 1 e 2. 

Benefícios da natação: 

✓ Desenvolvimento da adaptação ao meio líquido, flutuação e sobrevivência; 

✓ Condicionamento cardiorrespiratório; 

✓ Habilidades motoras e aprimoramento dos nados.