29.04.2021 | Blog

Como se preparar para os desafios pós-Ensino Médio na pandemia?

Mesmo com as adversidades desse momento, é possível adotar medidas que ajudam jovens estudantes na preparação para ingressar em universidades do país ou no exterior. Muitas instituições de ensino se readequaram e reinventaram suas exigências no Processo Seletivo dos Vestibulares.

Em 2020, várias faculdades passaram a adotar práticas de seleção remota, que incluem Entrevista com o candidato, Carta de Apresentação, Acompanhamento monitorado em provas escritas por webcam e microfone. Assim, mais de meio milhão de estudantes já passaram por essa experiência online.

Conheça, a seguir, como o Consa ajuda o(a) estudante do Ensino Médio a se preparar para o vestibular presencial ou remoto, em meio à pandemia!

Práticas de LTE

As aulas de LTE – Linguagens, Técnicas, Estratégias e Orientação de Estudo – são especialmente voltadas à preparação para a Vivência de Processos Seletivos. A proposta desse componente é permeada por análise de competências e habilidades, conhecimento das propostas universitárias, práticas de apresentação oral, a partir de temáticas da atualidade, partilha de orientações voltadas à gestão e relacionamento interpessoal em ambientes profissionais e universitários e incentivo ao estudante para ações de Pesquisa e Ensino em universidades públicas do país e do mundo.

Simulados

Os simulados do Colégio são oportunidades de preparo físico e emocional do(a) estudante; por meio dele, aprimoramos a resistência e resiliência do nosso estudante. Além disso, obviamente, ele(a) testa suas aprendizagens, registrando os conhecimentos adquiridos.

Monitorias e Plantões acadêmicos

Professores e tutores sempre estão disponíveis para sanar dúvidas, ao longo do percurso do(a) estudante. Contamos, ainda, com a monitoria, ação organizada pela Secretaria Acadêmica do Núcleo Estudantil Franciscano, na qual os estudantes que já aprenderam, compartilham seus saberes, em momentos de plantão com os colegas que estão em fase de aquisição daquele determinado conteúdo conceitual.

Correção de Redações

O Colégio conta com uma equipe própria para a análise e correção das produções textuais dos estudantes, além da equipe de professores de Língua Portuguesa. Desse modo, submetemos seus textos a olhares externos, dando ênfase aos detalhamentos exigidos pelas Competências estabelecidas no ENEM.

Acompanhamento de noticiários

As redações e questões voltadas às Ciências Humanas costumam exigir do(a) estudante a necessidade de conhecimentos atuais do Brasil e do mundo. Estar atento aos noticiários confiáveis ajuda a obter informações de assuntos que envolvem política pública, sociedade, economia, saúde e muito mais.

Projeto de Vida

O PROJETO DE VIDA, previsto nas três séries do Ensino Médio, ajuda o(a) estudante a traçar o seu percurso formativo e suas possíveis escolhas profissionais. Enquanto Escola Católica Franciscana, projetamos a educação para além da formação para o trabalho, uma proposta que contribui no desenvolvimento dos valores humanos, éticos e solidários. Sendo assim, o Projeto de Vida oportuniza a sistematização das aquisições formativas do ponto de vista humano, social, emocional e, por fim, profissional. Vale ressaltar que essa tarefa é de responsabilidade de toda a Comunidade Educativa, considerando, inclusive, a parceria Escola-Família.

Dicas para prestar vestibulares remotos:

Equipamentos check ✓

Garanta que o computador de onde fará a prova esteja com um bom funcionamento. Para não ter problemas, teste ferramentas como microfone e câmera antes da prova.

 Conexão estável

Caso a conexão da sua casa não seja estável, procure um local alternativo que tenha um bom sinal.

 Silêncio necessário

Combine com a família que, durante o momento da prova, é preciso o máximo de silêncio em casa.

Mesa organizada

Arrume a mesa da prova somente com o que precisa para realizar o teste, como por exemplo, garrafa d’água e lanches.

 Já para os vestibulares presenciais…

 Vá antes ao local da prova

Evite imprevistos, visite antecipadamente o local da prova. No trajeto, preste atenção ao tempo do percurso para saber com quanto de antecedência precisa sair de casa, sem correr o risco de perder a hora de entrada.

Documentos e Materiais Escolares

Verifique quais são os documentos exigidos pela universidade para a realização da prova, bem como cor da caneta, evitando impedimento de entrada no local ou desclassificação por problemas de leitura do gabarito.

 Máscara o tempo todo

Acostume-se com o uso da máscara, durante os simulados e leve máscaras limpas, reservas, para fazer trocas a cada duas horas.

Respeite regras

Confira todas as regras sanitárias exigidas para realizar o exame. Em algumas instituições, candidatos que tiram a máscara do nariz, por exemplo, podem ser repreendidos durante o teste. Em caso de insistência, pode acontecer do estudante ser desclassificado. Por isso, tenha sempre atenção e respeito às normas determinadas.