28.05.2021 | Blog

Como se preparar para o Ensino Superior?

O fim do Ensino Médio é apenas o começo de um novo ciclo estudantil. Por isso, aproveitar os 3 anos finais do Ensino Básico para consolidar saberes que contribuirão com o seu Projeto de Vida e, também, para se preparar ao Ensino Superior são formas de organizar sua dinâmica às novidades que estão por vir. Listamos algumas recomendações que poderão ajudá-la(o) a obter desempenho adequado, tanto no Ensino Médio, quanto nos vestibulares e ENEM, momentos de testar suas aprendizagens. Veja só! 

Estude diariamente 

Ter um cronograma de estudos diário e rever o que aprendeu em sala de aula é uma forma de começar a se preparar para as provas de vestibular e ENEM. A ideia é aproveitar que os conhecimentos estão presentes na memória de curto prazo e acomodá-los. Como orienta a neurociência, quando você ensina, aprende mais. Por isso, formar grupos de estudos e trocar com os colegas os conhecimentos adquiridos certamente a(o) auxiliará nesse processo. Além disso, anotar as dúvidas e manifestá-las a(o) professor(a) em aula é essencial para avançar.  

Dê atenção aos componentes curriculares mais difíceis

É normal termos mais facilidades em determinados componentes e dificuldades em outros. Para superar tais desafios, reserve um tempo para retomar seus materiais de estudos dos conteúdos/habilidades que você encontra mais dificuldades, refaça suas lições, releia textos e anote dúvidas, para esclarecê-las com o professor. No vestibular, todas as áreas de conhecimento são cobradas  na prova, pelo menos na primeira etapa. Por isso, é importante se preparar para esse momento. 

Confira provas anteriores  

Os vestibulares costumam divulgar as provas aplicadas, em anos anteriores. No site da Fuvest, por exemplo, sempre tem o acervo do último ano disponível para quem tiver interesse. Busque por esses materiais e tente resolver as questões das provas aplicadas, em anos anteriores, como uma forma de estudo. No início, você poderá até ter a sensação de que não sabe nada, mas com estudo, esforço e comprometimento, perceberá que o seu conhecimento se ampliará progressivamente. 

Faça simulados 

Além de refazer provas anteriores dos vestibulares, participe dos simulados. Eles dão uma importante vivência para o momento real do teste. Por meio deles, você saberá qual a sensação de participar de um vestibular e como funciona o tempo de respostas da prova. Também fará a experiência de treinar o físico e as emoções, já que esses aspectos também podem interferir nos resultados.

Pesquise e conheça universidades 

Ainda não sabe qual curso superior quer fazer? Isso é normal. Realizar um teste vocacional, por exemplo, ajuda a entender mais sobre quais são suas vontades e interesses. Fora isso, buscar as propostas dos cursos nas universidades, conhecer o método de ensino e sua estrutura são ações que a(o) ajudarão nesse discernimento. Na internet, é possível encontrar guias que falam sobre as instituições existentes no país e os cursos que elas oferecem. Comece assim: faça o teste vocacional, encontre as opções que se adequam ao seu perfil, filtre as universidades que oferecem esses cursos e leia sobre cada uma delas. Após isso, selecione as instituições do seu interesse e as conheça pessoalmente, claro que com a companhia e autorização de seus responsáveis. Aproveite, ainda, as suas aulas de LTE – Linguagens e Matemática e o Projeto de Vida, com seus professores. Eles lhe oferecem, nesses encontros, muitas dicas, orientações e apoio para alcançar seus propósitos.

 Preparar-se ao Ensino Superior, desde a 1ª série do EM, ajuda-a(o) a não se desesperar com todas as mudanças que irão acontecer no futuro.

 Gostou das nossas dicas? Compartilhe com alguém que também precisa dessas recomendações!