29.04.2021 | Blog

A educação do seu filho se constrói no Consa!

Desde 1937, o Consa atua para oferecer excelência no Ensino, proporcionar uma infraestrutura privilegiada para a aprendizagem e formar estudantes protagonistas e agentes de transformações sociais. No blog já expusemos 10 fatores para escolher nossa escola, mostramos um pouco do dia a dia do colégio e apresentamos a metodologia de ensino que utilizamos. Hoje, vamos reforçar o porquê a educação do seu filho e filha se constrói no Consa!

Os diferenciais do Colégio Consa

Com boa localização, pertinho da estação de metrô Moema, da Avenida e do Parque Ibirapuera, o Colégio Consa é uma das instituições de ensino mais tradicionais de São Paulo.  

Todas os componentes pertencentes à matriz curricular da escola fazem parte do Sistema Educacional Franciscano – o SEFRAN – nosso sistema de ensino. Por meio deste método, unimos a tradição escolar com os princípios franciscanos e os recursos tecnológicos. Os valores franciscanos são considerados universais, contribuem para o(a) estudante assumir-se como corresponsável pelo próprio processo de aprendizagem, desenvolvendo habilidades necessárias para ser um cidadão “do mundo e no mundo”. 

Com nossa metodologia, os estudantes reconhecem e desenvolvem, de forma prática, valores como acolhimento, responsabilidade e participação. 

Veja abaixo alguns dos nossos diferenciais: 

Língua Portuguesa em diferentes esferas discursivas

Na área do conhecimento: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, os campos são explorados em componentes curriculares específicos ao longo do curso:  Linguagens Jornalística e Publicitária, Literária e Cinematográfica, Mídia e Tecnologia e Arte promovem o desenvolvimento de habilidades que integram a leitura e a produção tanto de textos escritos verbais, tradicionais no contexto escolar, como textos multissemióticos, que envolvem recursos como imagem, som e movimento. Dessa forma, esses componentes favorecem ao estudante, tanto a incorporação da linguagem midiática que permite que ele explore a riqueza de temas que os veículos de comunicação abordam todos os dias, como o desenvolvimento de repertório de análise artística e cultural, por meio da interação com diferentes objetos, como textos, filmes, pinturas, esculturas, entre outros.

Ciências Humanas com reflexão sobre a realidade 

Os componentes curriculares de História, Geografia, Ensino Religioso, Sociologia e Filosofia, pertencentes à área do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, propiciam a reflexão sobre a realidade e suas formas explicativas, na busca da compreensão dos diferentes grupos humanos e suas relações no tempo e no espaço, pautados pela observação, comparação e análise da realidade, com Estudos do Meio planejados para contemplar a dimensão social, cultural e econômica do contexto em que vive o estudante. O Ensino Religioso no Consa permite compreender a diversidade religiosa e o fenômeno religioso, por meio do conhecimento de valores comuns às tradições religiosas, formando a pessoa humana para o diálogo inter-religioso e valorizando a interculturalidade.

Ciências da Natureza baseada em experimentos e pesquisas de investigação

A área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias desenvolve seu currículo por meio de processos de investigação que ocorrem, tanto em aulas de laboratório, como pelo uso de aplicativos das novas tecnologias educacionais. Os temas abordam, além dos conhecimentos científicos convencionais, sua análise crítica a partir dos recursos da história e filosofia da ciência, bem como, o diálogo com os saberes de outras culturas.

Os estudantes do Ensino Médio participam de projetos, como o Projeto Ciências na Mídia, em que têm a oportunidade de identificar e julgar o modo de participação da ciência e suas tecnologias em situações diversificadas do cotidiano, nas quais esses saberes mesclam-se com a ética nos temas que atingem cada cidadã e cidadão. O projeto Jovem Cientista, desenvolvido com os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, permite aos estudantes aprofundarem sua alfabetização científica em pesquisas orientadas por professores da área que, juntamente com parcerias de universidades, colocam os jovens, diante de situações desafiadoras em diferentes temas das ciências.

Matemática

Na área de Matemática, as sequências didáticas são planejadas de modo a estimular o estudante a ter uma postura ativa diante do conhecimento, sentindo-se seguro e perseverante na busca de soluções para as questões propostas.

Recursos diversos são empregados, entre eles, calculadoras, planilhas eletrônicas, jogos, materiais manipulativos e tecnológicos são utilizados em situações que propiciam investigação e reflexão, a fim de que sejam ampliadas as capacidades de raciocínio, o desenvolvimento de processos matemáticos de resolução de problemas, representação, comunicação e argumentação em Matemática.

Olimpíadas Escolares – Nacionais e Internacionais

O Consa valoriza a pesquisa, o estudo, a experimentação e estimula a participação dos estudantes em Olimpíadas Escolares: Olimpíada Brasileira de Astronomia, Olimpíada de Matemática, Física e Biologia, História, dentre outras.

Itinerários Formativos no Ensino Médio

A proposta do Novo Ensino Médio – NEM, além da carga horária correspondente à Formação Básica Geral, propõe Itinerários Formativos que complementam a carga horária do Ensino Médio. Os ITINERÁRIOS FORMATIVOS são pensados por área, anuais, repetindo-se no semestre: cada área segue a carga horária prevista, desenvolvendo projetos com propostas interativas ou experimentais, visando o despertar do espírito investigativo no estudante, apropriando-se da linguagem científica, ampliando seu repertório cultural que deve vislumbrar, nessa proposta, uma oportunidade de pesquisa sobre determinada temática, relevante em seu contexto social e sócio-histórico. Ao final de seu percurso escolar, o estudante do Ensino Médio do Consa precisa se perceber um ser humano competente para o pensar crítico e reflexivo, a partir de um olhar sensível, ético e humano.

Acompanhamento personalizado

Na Educação Infantil, as professoras trabalham em parceria com as auxiliares de sala, o que a garante não só o cuidado, a atenção e a formação de vínculos, tão importantes nessa faixa etária, como também a execução direcionada dos planejamentos pedagógicos tanto com o grupo, como individualmente. 

Nos períodos Semi-Integral e Integral, jogos, brincadeiras, dramatizações, músicas, filmes e exercícios em quiz são exemplos dos recursos usados para ampliar o entendimento e assimilação dos conteúdos entre os estudantes. Nos períodos de avaliações, o estudo é intensificado e dirigido de acordo com a necessidade de cada sala.

No Ensino Médio, esse acompanhamento se realiza de duas maneiras:

Construção do seu Projeto de Vida

O PROJETO DE VIDA, previsto nas três séries do Ensino Médio, ajuda o estudante a traçar o seu percurso formativo e suas possíveis escolhas profissionais. Enquanto Escola Católica Franciscana, projetamos a educação para além da formação para o trabalho,  uma proposta que contribui no desenvolvimento dos valores humanos, éticos e solidários. Sendo assim, o Projeto de Vida oportuniza a sistematização das aquisições formativas do ponto de vista humano, social, emocional e, por fim, profissional. Vale ressaltar que essa tarefa é de responsabilidade de  toda a Comunidade Educativa, considerando, inclusive, a parceria Escola-Família.

Linguagens, Técnicas, Estratégias e Orientações de Estudo

Esse é um componente curricular criado para a 3ª série do Ensino, cuja proposta é auxiliar os jovens em seu preparo para vestibulares, ENEM e submissão às escolas no exterior. Mais do que aquisição de conhecimentos técnicos, praticamos ações básicas de preparo físico e emocional e compartilhamos orientações voltadas à gestão e relacionamento interpessoal em ambientes profissionais e universitários. Além disso, incentivamos o(a) estudante para ações de Pesquisa e Ensino em universidades públicas do país e do mundo.

Aulas repletas de Criatividade

Além de ser altamente capacitada e de estar em constante atualização, nossa equipe de educadores é extremamente criativa! Diariamente, nossos estudantes se encantam pelas propostas, mesmo no ensino emergencial remoto. Isso, é claro, vai de encontro a um de nossos princípios: o de Alegria e Graça, que faz com que novos sentidos sejam inseridos ao processo educativo. Aperte o play e confira um exemplo, de uma das aulas que mais fez sucesso com as crianças da Educação Infantil!

Vivências temáticas em Língua Inglesa

Um levantamento feito pela British Council mostrou que apenas 5% da população brasileira domina o inglês, sendo que desse total, somente 1% é fluente. Sabendo da importância de entrar em contato com o idioma, desde cedo, o Consa oferece vivências temáticas em Língua Inglesa já nos primeiros anos da Educação Infantil. Os temas são selecionados de acordo com os interesses de cada faixa etária e do trabalho em outros componentes, a fim de ampliar o conhecimento utilizando o inglês como ferramenta de comunicação. Sabe-se que, ouvindo um idioma estrangeiro, desde cedo, a criança desenvolve familiaridade com seus sons e suas estruturas linguísticas que serão sistematizadas, mais tarde, porém com maior naturalidade e espontaneidade.  Confiram a animação dos pequenos ao interagir com o idioma, mesmo estando tão distantes dos professores, no auge da pandemia. 

Atividades que envolvem a família 

A parceria entre escola e família é indispensável e de extrema relevância – por isso, em nossos planejamentos, promovemos atividades que englobem essas duas esferas. Veja no vídeo abaixo, por exemplo, a receita deliciosa que fizemos juntos, no ano passado, ao longo do período de distanciamento social: