18.03.2021 | Blog

10 fatores para escolher o Consa

Em dúvida sobre escolher o nosso Colégio? Avalie se há bons motivos para escolher o Consa…

1- Tradição escolar

O Consa abriu as portas no bairro de Moema há mais de 80 anos e, desde sempre, sonhou em deixar um legado de Educação que humaniza e forma cidadãos integralmente, preparando-os para lidar com os desafios de vida pessoal, acadêmica e profissional. Desde o início, nosso objetivo é contribuir para a formação de qualidade e excelência educacional da cidade de São Paulo.
Gerações de várias famílias adentram essas portas para buscar o conhecimento, a convivência fraterna e alimentar a esperança de construção de um mundo mais solidário, inspirados pelos ensinamentos de São Francisco de Assis e os conhecimentos culturais, sociais e científicos compartilhados, por meio do diálogo constante e a consciência de que aprender a aprender é um caminho essencial para a humanidade, nestes tempos tão desafiadores.

2- Proposta pedagógica para formar cidadãos do mundo

Nossa metodologia de Ensino favorece o desenvolvimento de um estudante protagonista e agente de transformações sociais.

Usamos o Sistema Educacional Franciscano – SEFRAN – que une a tradição educacional com os princípios franciscanos, às pesquisas de ponta de Educação e Tecnologia, sempre suscitando a curiosidade, o interesse pela pesquisa, busca de respostas para as situações de aprendizagem que desencadeiam dúvidas e problemas a serem desvendados nas diversas áreas do conhecimento.

Por isso, costumamos dizer que formamos cidadãos do mundo, pois incentivamos a autonomia dos nossos estudantes, uma postura ativa, de forma que eles possam resolver os desafios e sejam atuantes na sociedade, prezando pelos princípios de alteridade, respeito à diversidade cultural e ao pluralismo de ideias que contemplam o processo de formação integral.

3- Competências socioemocionais

Investir no desenvolvimento da Inteligência emocional está entre os nossos focos de atuação porque queremos formar estudantes prontos para o mundo e a vida em sociedade. Saber se comportar de forma consciente no coletivo, lidando com as próprias emoções e com os sentimentos dos outros, é o segredo para a construção de relações saudáveis. 

O Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida desenvolve ações preventivas de trabalho e de acompanhamento, quando necessário, das relações interpessoais ou conflitos vivenciados no ambiente escolar.

Entendendo o desenvolvimento moral como fundamental para as relações humanas, o Colégio desenvolve um trabalho contínuo e permanente ao longo da Educação Infantil e Ensino Fundamental, nomeado “Plano Virtudes”. Tem por objetivos sensibilizar o estudante para a percepção das diferentes formas de viver, de pensar, sentir e agir, tendo em vista a diversidade das relações que estabelecem com seus pares, familiares, professores e comunidade.

O Setor Pastoral desenvolve, diariamente, no início das atividades escolares, vídeos que promovem a reflexão sobre diferentes temáticas relacionadas ao desenvolvimento socioemocional em todas as suas dimensões: moral, ética, intelectual, social, cultural e de valores fundamentais para boa convivência em sociedade.

Trabalhar a inteligência emocional da criança e do adolescente é um dos motivos que levam as famílias a escolher o Consa como espaço privilegiado para a tarefa tão sublime de educar seus filhos.

4- Acompanhamento personalizado na Educação Infantil

Os primeiros anos da criança na escola exigem cuidado, atenção e, sobretudo, um vínculo de parceria e confiança entre a família e a equipe pedagógica. Para tanto, no Infantil 1 e 2, as turmas contam com a professora titular e mais duas auxiliares. A partir do Infantil 3, a professora titular trabalha em parceria com uma auxiliar. Toda a equipe, além de ser extremamente dedicada e capacitada, está em constante atualização de estudos para atender da maneira mais personalizada possível cada turma e cada estudante.

5- Vivência com a natureza

Outro motivo para escolher o Consa é a vivência com a natureza proporcionada por nossa área verde, repleta de árvores frutíferas, flores, plantas ornamentais, hortaliças. No Consa, os estudantes são constantemente formados para a consciência da necessidade de preservação ambiental, vista como bênção divina, presente que a vida nos concede e que devemos cuidar por sermos parte dessa Criação de Deus.

Em todos os segmentos escolares, os estudantes são convidados a cuidar dos ambientes do Colégio e a desenvolverem atitudes sustentáveis voltadas para minimizar impactos ambientais, como as que envolvem a destinação adequada de resíduos, a reciclagem e reutilização de materiais recicláveis, a compostagem que se destina à adubação da horta e jardins do Colégio; calçadas drenantes, captação da água da chuva, o uso consciente da energia elétrica, da água e os protocolos sanitários que preservam a vida humana no ambiente escolar e demais locais de convivência dos estudantes.

Desde a Educação Infantil, os estudantes são convidados a cuidar da horta, por exemplo, a partir dos ensinamentos dos colaboradores e professores que contribuem para essa formação ambiental.

É encantador observar como os pequenos já se conectam com a natureza, de forma intensa, aprendem rapidamente como podem cultivar e colher alimentos saudáveis, literalmente “colocando a mão na massa”.

6- Aprendizagem pela descoberta

A variedade de ambientes do Consa arremata e vai de encontro à nossa proposta pedagógica, que tanto preza pela aprendizagem pela descoberta. Valorizamos as vivências outdoor considerando a relevância destas na ampliação de repertório e interações com o meio. Além da arborização, contamos com uma maravilhosa horta plantada e cuidada por nossas crianças, em parceria com a equipe técnica do Colégio.

A ideia é que desde o Infantil 1, os estudantes já tenham uma aproximação significativa com a natureza – mesmo morando em uma cidade como São Paulo. Ao longo das séries, essas vivências vão sendo norteadas por projetos que envolvem, por exemplo, a pesquisa dos animais de jardim, das diferentes plantas, de onde vêm os alimentos que consumimos, entre outras.

O contato com o novo, a experiência e o conhecimento prático que proporcionamos aqui dão lugar a verdadeiras e belas memórias de infância, lembranças essas que são essenciais para o processo de educação das crianças.

7- Períodos Semi-Integral e Integral

Para famílias que buscam por uma educação de qualidade para deixar seus filhos durante o dia, oferecemos os períodos Semi-Integral e Integral.

Os períodos Semi-Integral e Integral têm como objetivos: a orientação de estudos, o auxílio nas lições de casa,  o desenvolvimento da organização pessoal com os materiais, horários e responsabilidades da rotina escolar, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, por meio da convivência com seus pares e da vivência de situações cotidianas, que tragam competências importantes no campo da vida como um todo, no qual o indivíduo possa aprender a conviver, a trabalhar e a ser, se conhecendo e tornando-se mais preparado a cada dia para os desafios da rotina e, futuramente, da vida.

8- Complexo esportivo, natação e alimentação saudável

Temos um Complexo Esportivo dentro da nossa escola! O Celfran tem 7 mil metros quadrados e oferece aulas de artes marciais, futsal, oficina de circo, ballet e dança, além de natação. Falando nesse esporte, o método de ensino que utilizamos é o do campeão mundial Gustavo Borges.

A alimentação saudável e balanceada também é oferecida aos nossos estudantes por meio do trabalho da NutriConsa, equipe de nutricionistas do Colégio que prepara pratos saborosos e diversificados.

O cardápio prima pela diversidade de nutrientes e os momentos de refeições são planejados para que os estudantes possam fazer a escolha da alimentação, sob a supervisão da equipe das Nutriconsas e dos colaboradores do Colégio. Em muitas ocasiões, são planejados almoços e lanches temáticos para que os estudantes compreendam que a alimentação nos permite aprender sobre a cultura brasileira, costumes, festividades e hábitos alimentares de outros países.

9- Inglês desde o Ensino Infantil

Sabe-se que o aprendizado de uma língua estrangeira ativa conexões neurológicas, molda linguagem e pensamento, estimula a memória e altera o modo de as pessoas verem e pensarem o mundo .

A Língua Inglesa é reconhecida atualmente como língua franca, utilizada na comunicação global, entre diferentes povos e culturas, para diversos fins e por isso valorizamos seu aprendizado desde a Educação Infantil.

No Colégio Consa, as aulas de Língua Inglesa são oferecidas como vivências do  Infantil 1 ao Infantil 5, intensificando a carga horária a cada segmento,  de forma a atender as necessidades atuais, desenvolvendo habilidades de leitura e escuta e a fluência escrita e oral. Dessa forma, ao longo da formação dos estudantes, o aprendizado do idioma se dá por meio de projetos e temas que sejam interessantes para os educandos e pertinentes aos contextos mais diversos, servindo como ferramenta de discussão, debates, leituras e composições escritas e não voltado para o preenchimento de lacunas ou memorização de conceitos gramaticais, como verbos e tempos verbais. Os jovens, nessa perspectiva, aprendem inseridos em contextos em que o uso da Língua Inglesa se dá de forma mais natural, baseando-se em seus conhecimentos prévios e desenvolvendo-se na nossa concepção anteriormente citada.

Todo  esse percurso garante, sem pressa, sem sobrecarga em Matriz Curricular e sem prejuízo em outros componentes, igualmente importantes que, ao chegar à terceira série do Ensino Médio, os estudantes conquistem um certificado de proficiência em Língua Inglesa. Assim, ao integrarmos os exames da Cambridge English – reconhecidos internacionalmente por sua qualidade, no nosso currículo, outras portas são abertas, sejam elas acadêmicas ou profissionais.

Outro diferencial é a carga horária adicional de contato com o idioma, no caso dos estudantes que estão no Semi-Integral e Integral, a partir do Infantil 4. Nesse período complementar, são oferecidas, aos estudantes duas aulas semanais, com professores do Colégio, em que são estimulados a desenvolver ainda mais a fluência e proficiência na segunda língua.

10- Ações sociais e iniciativas sustentáveis

O Colégio realiza  uma série de ações para conscientizar sobre a sustentabilidade e iniciativas ecológicas, tendo em vista o carisma franciscano e os compromissos sociais assumidos ao longo de sua história.

Como exemplo de uma dessas iniciativas, podemos dizer que temos um completo sistema de captação da água da chuva! Com essa água captada, realizamos atividades de limpeza escolar e a manutenção de nossos jardins e plantações. Também usamos a água da chuva nos vasos sanitários do Teatro Consa.

Além disso, o Colégio mantém um Programa de reciclagem e compostagem, implantado e consolidado. O adubo da compostagem é utilizado nos jardins e na horta, onde se cultivam hortaliças que vão direto para a cozinha do NutriConsa!