História do Consa

historia-consa (11)

Em 2017, o Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida – Consa – celebra 80 anos de presença atuante no Bairro de Moema.

Em 1937, famílias que residiam no bairro, no entorno da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, sentiram a necessidade de uma escola que oferecesse educação de qualidade para seus filhos. Na época, Moema era um bairro com poucos habitantes, afastado e sem ruas calçadas.

As Irmãs Servas do Espírito Santo, atendendo ao pedido da comunidade, iniciaram, em uma casa cedida pela família do Dr. Raul Loureiro – procurador Geral do Fisco de São Paulo, uma pequena escola na Avenida Ibirapuera, denominada Instituto Nossa Senhora Aparecida. Ali ficaram até 02 de fevereiro de 1940, quando as Irmãs iniciaram a construção da nova sede, na Alameda Paiaguás – atual Jauaperi. A escola manteve os cursos pré-primário e primário.

Em 1947, as Irmãs Franciscanas de Ingolstadt, recém chegadas da Alemanha – 1938, as quais seguem a inspiração e os ensinamentos de São Francisco de Assis, assumiram a missão de educar a infância e a juventude locais, construindo um estreito vínculo com os moradores de Moema e bairros vizinhos. Assim nasceu o Consa – apelido carinhoso pelo qual o Colégio é conhecido – uma Instituição de Ensino com heranças paulistana, alemã e franciscana, pluralismo do ponto de vista geográfico, cultural e de ideais.

O Colégio cresceu junto com Moema e bairros vizinhos. A evolução física das instalações do Consa foi uma resposta às necessidades de cada tempo de forma que o crescimento da Escola se entrelaçou com o desenvolvimento da comunidade do seu entorno, em cada período histórico, e se consolidou como um marco na paisagem paulistana.

O Consa atravessou oito décadas porque ancorou seu trabalho educacional em pilares fundamentados nos valores franciscanos, considerados universais, que sustentam sua atuação pedagógica: estudo, pesquisa, inovação, fé, respeito, solidariedade, acolhimento, fraternidade sustentabilidade e cuidado com a Casa Comum. Desse modo, redimensiona o valor dos diferentes agentes educativos: família, instituição escolar, educadores, para possibilitar aos estudantes a construção de habilidades e competências, na busca do “sabor do saber” e da felicidade.

A Instituição sempre contou com um Corpo Docente altamente qualificado que trabalha os conteúdos de forma integrada e contextualizada com a realidade na qual os estudantes estão inseridos, construindo o conhecimento por meio de ferramentas apropriadas a cada uma das etapas da formação.

O Consa promove o cuidado especial com os estudantes em cada uma das etapas do seu desenvolvimento e com o processo de ensino-aprendizagem, visando à formação do ser humano em sua totalidade. Oferece uma educação que busca o equilíbrio entre a importância do saber acadêmico e as exigências do cotidiano, sem abdicar dos valores humanistas, respeitando a diversidade sociocultural em prol da qualidade de vida. Tem por finalidade desenvolver o ser humano em todas as suas dimensões, considerando potencialidades e limitações, valorizando-o enquanto ser íntegro que atua sobre sua realidade, tendo consigo o poder de transformá-la. Visa a levar o estudante a ter um contato mais intenso com as áreas do conhecimento, capacitando-o para ações sócio-transformadoras como instrumento de graça e paz, fundamentando-se nos ideais franciscanos.

Os esforços, nesse sentido, renderam frutos. Desde a sua fundação, o Consa é reconhecido em São Paulo como uma instituição que oferece à sociedade jovens conscientes e atuantes, capazes de enfrentar os desafios da vida adulta. E o mais importante: de transformar sonhos de paz e bem em realidade.

Contar a história do Consa vai além de projetos educacionais; ultrapassa um trabalho desenvolvido dentro de uma organização que busca excelência pedagógica. Contar a história desta Instituição é discorrer sobre a vida de milhares de pessoas que participaram desse percurso, deixaram um legado da sua presença, levaram marcas das experiências, aprendizado e conhecimento construído nesse ambiente, na interação com as outras pessoas que aqui se doaram e generosamente contribuíram para que o Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida cumprisse sua Missão.