04.12.2017 | Notícias

XXV Oliconsa

O ano de 2017, aniversário de 80 anos do Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida, foi finalizado com o campeonato esportivo mais esperado, o XXV Oliconsa. O seu sucesso se deu antes mesmo do início das competições, com o entusiasmo, comprometimento, empenho e espírito Franciscano dos nossos estudantes, que desenvolveram atividades de divulgação do grande evento por todo o Colégio.

A cerimônia de abertura do XXV Oliconsa contou com a retrospectiva da belíssima e tradicional “História das Cerimônias de Abertura dos Jogos Olímpicos”, desde 1908, em Londres, até a última edição dos Jogos no Rio de Janeiro, em 2016. Seguido do Juramento do atleta, que trouxe aos nossos estudantes a vivência do espírito olímpico, fundado no respeito, amizade e excelência, transformando-os em verdadeiros atletas.

O momento mais esperado e aplaudido da nossa Cerimônia foi a entrada da tocha olímpica. Essa grande responsabilidade foi atribuída aos estudantes Aram Gonçalves Mordjikian – 9° ano e Murilo Barbosa Passos 7° ano que, ao longo do ano, demonstraram atitudes que culminaram na realização de um ato tão nobre, histórico e significante, acender a pira olímpica.

O XXV Oliconsa foi realizado no período da manhã, direcionado às competições do 8° e 9° ano, enquanto o 6° e 7° ano tiveram sua participação no período da tarde. Contamos com 3 dias maravilhosos de intensas emoções e plena participação dos atletas em diversas modalidades como a Dança, marcada pelo entusiasmo, fluidez e sincronia das equipes; o Xadrez, um ícone dos esportes da mente; a Natação e seus movimentos que abrangem o corpo como um todo e o Atletismo, clássico dos Jogos Olímpicos, que deu asas aos atletas mais velozes do Colégio.

Contamos também com modalidades coletivas como Voleibol, Handebol, Basquetebol e Futsal, que desenvolveram um brilhante trabalho em grupo, com muita união, superação e jogadas acirradas. Por fim, os esportes individuais como o Tênis de Mesa e o Badminton, encantaram os jovens por meio das raquetes manipuladas com maestria.

O desfecho das competições foi dado, de forma especial e inédita, pelo Tchoukball, considerado o esporte da paz. A modalidade abrange e desenvolve o verdadeiro espírito esportivo e Franciscano, galgados na ética, respeito e amor ao próximo.  “Os valores educativos veiculados pelo Tchoukball são portadores de uma mensagem universal que está em acordo com a missão que me foi confiada. O objetivo das atividades físicas não é criar campeões, mas sim contribuir à edificação de uma sociedade harmoniosa”. O trecho da carta da ONU enviada à Federação Internacional de Tchoukball, em outubro de 2001, parece sintetizar o XXV Oliconsa.

“O esporte muda pessoas e pessoas mudam o mundo”. RESPEITO, AMIZADE e EXCELÊNCIA serão sempre o nosso foco!

Clique aqui para acessar o álbum completo de fotos.