Língua Inglesa

Os períodos Semi-integral e Integral oferecem aos estudantes, além dos esportes escolhidos pelas famílias e o acompanhamento na realização de lições de casa e outras atividades, um curso de Inglês, tendo como carga horária duas aulas semanais de 50 minutos de duração. Inicia-se nas turmas do Infantil 4 até o 9º ano.

Trata-se de um curso de idiomas complementar, em que os estudantes possuem um material didático cuidadosamente escolhido, que atende ao perfil de cada série. Paralelamente a esse trabalho, os professores elaboram outros projetos, entre eles: manifestações artísticas, dramatizações, discussões sobre aspectos da natureza e cultura, contação de histórias, jogos e atividades em grupos.

O diferencial, ao estudar Inglês dentro da escola, nos períodos Semi-Integral e Integral, é a ampliação do repertório linguístico dos estudantes, o desenvolvimento das habilidades de escrita; a compreensão e fluência; a promoção de atividades diversificadas das vivenciadas no período regular.

A partir do 4º ano, os estudantes são avaliados com atividades processuais, quanto ao nível de conhecimento linguístico e a interação, na escrita e na oralidade, por meio do idioma, sendo organizados em grupos conforme seu nível de proficiência linguística. Ao final de cada ano, realizam uma prova para determinar a passagem para o nível seguinte.

Educação Infantil – Infantil 4 e Infantil 5

O trabalho na Educação Infantil promove tanto o desenvolvimento da compreensão oral – listening, quanto a emergência da fala espontânea – speaking. Rodas de história, brincadeiras, cantigas e rimas propiciam um contato natural com a Língua Inglesa, aproximando essa experiência de aprendizagem ao processo de aquisição da língua materna. Além das atividades desenvolvidas a partir das cantigas tradicionais – Nursery Rhymes e histórias, os estudantes possuem um material didático como referência de conteúdos temáticos, com vocabulários específicos, propiciando aprendizado por meio de registros.

Ensino Fundamental I – 1º, 2º e 3º ano

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental I, são priorizadas atividades com contação de histórias, brincadeiras, projetos e dramatizações que propiciam um contexto significativo para aquisição da Língua Inglesa. Nesse momento da aprendizagem, a linguagem verbal escrita é incorporada à rotina das aulas, contribuindo para a construção de um universo letrado – cultural e linguístico – em Inglês. O material didático adotado traz conteúdos temáticos por meio de histórias que se desenvolvem, ao longo do ano, com personagens característicos para a faixa etária.

Ensino Fundamental – 4º ao 9º ano

Do 4º ao 9º ano, o trabalho é divido por níveis de conhecimento e proficiência. Como parte integrante do curso, as aulas agregam o desenvolvimento de habilidades e competências. A proposta baseia-se na noção de que a linguagem é utilizada simultaneamente para aprender e comunicar, promovendo não só o conhecimento linguístico, no que diz respeito ao domínio da língua, mas também os diferentes assuntos explorados em Língua Inglesa. Desta forma, estimula-se a consciência cultural, a internacionalização, bem como a ampliação das habilidades de leitura, escrita e oralidade, por meio de atividades compartilhadas, com textos autênticos, escrita processual e conscientização do uso das estruturas linguísticas de forma coerente e precisa.