Proposta Pedagógica

No Ensino Médio, o estudante é o protagonista do seu processo de aprendizagem, constrói o seu conhecimento desenvolvendo habilidades cognitivas e preparando-se, não só para os vestibulares de excelência, como para uma vida significativa e de qualidade.

O Consa propõe uma estrutura curricular inovadora e exclusiva que atende, tanto as necessidades da vida acadêmica, como aquelas próprias do mundo do trabalho. O Sistema Educacional Franciscano – SEFRAN, é um sistema próprio que alia a tradição educacional e valores franciscanos às pesquisas de ponta em Educação e Tecnologia.

O Sistema Educacional Franciscano concretiza-se no Ensino Médio do Consa em ações pedagógicas práticas e intencionais como:

  • Estudo do meio – O conhecimento é construído também em situações fora da sala de aula, favorecendo a vivência do saber.
  • Roda de leitura – Estratégia de formação do leitor implantada em todas as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio. As rodas desenvolvem habilidades leitoras de textos literários, informativos e de outras linguagens.
  • Projetos – Nosso trabalho com projetos centra-se na interação entre conhecimentos e habilidades, ultrapassando os limites dos componentes curriculares e das diferentes áreas.
  • Trabalhos em grupo – Reconhecendo que o conhecimento é também uma construção social, o Consa valoriza o trabalho em grupo, desenvolvendo estratégias próprias para sua aplicação.
  • Informática, mídia e tecnologia – Ambiente Virtual de Aprendizagem, revista impressa e online, nas quais os estudantes publicam trabalhos produzidos em sala de aula e experimentos realizados em laboratórios diversos.
  • Formação continuada dos educadores – Processo realizado por meio de encontros regulares de estudos, orientações e outras atividades de formação continuada.
  • Componentes curriculares inovadores – Linguagens Jornalística e Publicitária, Literária e Cinematográfica, Mídia e Tecnologia e Arte. Esses componentes promovem a integração entre as tradicionais e as novas linguagens, favorecendo ao estudante a incorporação da linguagem midiática e desenvolvendo habilidades que permitam explorar a riqueza de temas que os veículos de comunicação abordam todos os dias. Além disso, possibilitam ao estudante fazer interagir conhecimentos artísticos, sociais, textuais, linguísticos, gramaticais e literários no desenvolvimento das habilidades próprias da leitura e da escrita, assim como também da oralidade.

Na mesma direção, a área de Ciências da Natureza desenvolve projetos conduzidos a partir de processos de investigação que ocorrem tanto em aulas de laboratório como pelo uso de aplicativos das novas tecnologias educacionais. Os temas abordam, além dos conhecimentos científicos convencionais, sua análise crítica a partir dos recursos da história e filosofia da ciência, bem como o diálogo com os saberes de outras culturas. Os estudantes participam de projetos de aprimoramento como “Ciência na Mídia”, nos quais têm a oportunidade de identificar e julgar o modo de participação da ciência e tecnologia em situações variadas. Outro destaque é a participação em Olimpíadas Interescolares.

Na área de Matemática, as sequências didáticas são planejadas de modo a possibilitar a aplicação do que foi aprendido em diferentes situações, utilizando-os na interpretação da ciência, nas atividades tecnológicas e cotidianas. Recursos diversos são empregados, dentre eles, jogos, materiais manipulativos e recursos tecnológicos, tendo como objetivos a ampliação das capacidades de raciocínio, resolução de problemas e comunicação em Matemática. Os estudantes também participam de olimpíadas interescolares.

Desse modo, aliados à experiência de educação franciscana, garantimos ao estudante uma formação integral de excelência que o habilita a enfrentar os desafios futuros em sua vida acadêmica, profissional e pessoal.

No Consa, formamos pessoas capazes de transformar o meio em que vivem, preparando-as para enfrentar os desafios do futuro no meio social, profissional e pessoal.

Veja as fotos do Ensino Médio na galeria abaixo e aproveite para fazer um passeio no Tour Virtual do colégio.

Saiba mais