Jovem Cientista

Pensar e agir como um cientista não requer, necessariamente, que sejamos um cientista. Qualquer estudante pode e deve ter acesso à alfabetização científica que o torne um cidadão capaz de desenvolver habilidades que lhe serão úteis no seu cotidiano ou em sua área profissional, seja ela qual for.

Saber observar uma situação, extrair dela perguntas e elaborar possíveis hipóteses que respondam satisfatoriamente às perguntas acerca daquilo que observamos é uma das maneiras de agir de acordo com as habilidades integradas ao pensamento científico.

Para além dos componentes curriculares da área de Ciência das Natureza, que também dão ênfase a esse tipo de alfabetização, o Consa investe em um projeto extracurricular para todos os estudantes que queiram participar, desde o Ensino Fundamental II até o Ensino Médio.

São os próprios estudantes que determinam o que estudarão e a metodologia que utilizarão em seus projetos de pesquisa. Os professores agem como orientadores e dão todo suporte necessário, juntamente com as Laboratoristas de Ciências do Consa, para que os projetos dos estudantes frutifiquem naquilo que se propuseram. Os projetos podem ser tanto de investigação científica como de invenção.

Todos os trabalhos produzidos são apresentados à comunidade escolar ao final do ano em uma Mostra de Ciências. Dessa maneira, buscamos disseminar o gosto pelo fazer científico entre todos os estudantes para que se juntem ao Projeto Jovem Cientista podendo crescer e desenvolver ainda mais suas habilidades conceituais, atitudinais e procedimentais dentro dos saberes da Ciência.