Educação Infantil

ensino-infantil-destaque

O brincar tem um papel importante na formação do estudante do Consa por se considerar que é uma significativa forma de comunicação que possibilita a formação integral da criança nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo.

O ato de brincar favorece a comunicação consigo e com o mundo, a aceitação da existência dos outros, o estabelecimento de relações sociais, a construção de conhecimentos e autonomia, por meio dos jogos simbólicos. Por meio de atividades lúdicas, a criança atua, mesmo que simbolicamente, nos diferentes contextos vividos pelo ser humano, reelaborando sentimentos, conhecimentos, significados e atitudes.

O Plano Virtudes é um diferencial do trabalho do Consa, pois favorece a vivência dos valores franciscanos, propiciando aos estudantes, com intervenções intencionais das professoras, lidar com diferentes situações e contextos, refletindo sobre suas escolhas para que, progressivamente, se apropriem de novas formas de convivência e relação consigo mesmos, com os outros, com o ambiente e com o conhecimento.

A proposta pedagógica da Educação Infantil do Consa é organizada por meio de projetos e sequências didáticas, servindo-se da curiosidade infantil para realizar investigações que desenvolvem habilidades como observar, levantar hipóteses, criar estratégias de resolução de problemas, dentre outras. As descobertas são sistematizadas em atividades que exploram a expressão oral, escrita e plástica. O registro gráfico e as tentativas de escrita são trabalhadas em diferentes suportes e estratégias.

O trabalho com as diferentes linguagens tem um lugar de destaque dentro dos projetos e atividades. Desde o Infantil 1 as rodas de conversa fazem parte da rotina e abordam temas que proporcionam a organização do pensamento lógico, possibilitando ao estudante que se coloque frente ao grupo, segundo suas ideias.

Os estudantes vivenciam, diariamente, o fascínio pelo mundo das histórias literárias que lhes são apresentadas de forma criativa e significativa. Para isso são usados, nas rodas, recursos e objetos que criam cenários e aproximam as crianças desse universo lúdico e fantástico. Formar leitores que se encantem com o universo literário é uma tarefa que começa antes mesmo da alfabetização e se estende por toda vida escolar.

A Educação Infantil do Consa organiza sua grade curricular:

  • Infantil 1 e 2: Brincar e Movimento, Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Artes e Ensino Religioso.
  • Infantil 3: Brincar e Movimento, Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Artes, Ensino Religioso e, com professor especialista, Música.
  • Infantil 4 e 5: Brincar e Movimento, Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Artes, Ensino Religioso e, com professores especialistas, Inglês e Música.

Para a Educação Infantil, estão disponíveis três opções de horários de aula: Regular, Semi-integral e Integral.

Veja as fotos abaixo ou acesse o Tour Virtual do prédio da Educação Infantil.